CHAMADA DE COMUNICAÇÕES – até 31 de dezembro de 2019
GT26: Ecossistemas de empresas sociais e inovação social
CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Coimbra, Portugal – 2 a 4 de setembro de 2020

Coordenação: Hugo Pinto (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra); Sílvia Ferreira (Universidade de Coimbra); Renato Garcia (Instituto de Economia, Universidade Estadual da Campinas); Giulia Galera (EURICSE – Instituto Europeu de Pesquisa sobre Empresas Cooperativas e Sociais, Universidade de Trento)

O conceito de ecossistema tem sido amplamente utilizado nas ciências sociais para analisar contextos específicos nos quais diferentes atores desenvolvem as suas atividades. É comumente ligado a noções provenientes da teoria da complexidade, como a de sistemas complexos adaptativos – que exibem características de emergência – e a teorias da evolução – com ênfase na mudança, adaptação e seleção. O conceito de ecossistema empresarial sugere um conjunto dinâmico de relacionamentos, serviços e interdependências que catalisam a criação, renovação e crescimento de empresas.
Considerando que atualmente a criação de valor está associada cada vez mais a ofertas que respondem a necessidades existentes e que não são necessariamente expressas nos mercados, a atenção dada às empresas sociais está a crescer. A atividade das empresas sociais é amplamente influenciada pelas condições do ecossistema.
Neste grupo de trabalho (GT), discutimos o conceito de ecossistema de empresas sociais, definindo-o como o conjunto de atores e instituições que possibilitam a geração de empresas sociais e a sua atividade – de diversos tipos – dentro de um determinado território. O GT promove a discussão conceptual sobre as empresas sociais, ecossistemas empresariais, a sua ligação com a inovação social, análises empíricas à génese e evolução deste tipo de ecossistemas em Portugal, no Brasil e em outras partes da Europa, América Latina e do Mundo.

Para saber mais…