No âmbito da recente alteração do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo (MISIE), da Universidade de Coimbra, foi criada uma unidade curricular sobre Gestão de organizações e empresas sociais, no 2º semestre do 1º ano. Assim, se reforça o tema das empresas sociais que é também abordado na unidade curricular Sociedade, Inovação e Empreendedorismo, do 1º semeste do 1º ano.

 

Gestão de Organizações e Empresas Sociais

Docentes responsáveis: Helena Almeida (FPCEUC) e Patrícia Moura e Sá (FEUC)

Programa:

I Elementos introdutórios
Organizações, empresas sociais; missão, orientações estratégicas; aspetos de convergência e diferenciação

II – Modelos organizacionais relevantes para as organizações sociais
Modelo mecanicista, organicista, abordagens sistémicas
Níveis de gestão, poder e decisão
Estruturas organizacionais

III Gestão de recursos organizacionais
Sustentabilidade organizacional
Viabilidade, financiamento e fundraising
Estratégia, eficiência organizacional e avaliação de desempenho organizacional

IV Gestão de pessoas e relações organizacionais
Supervisão, avaliação e formação de pessoal
A colaboração interdisciplinar nas equipas
Gestão de emoções e de conflitos
Redes e trabalho em parceria

V Ética e responsabilização organizacional
Valores e ética na prática da “gestão social”
As “relações” de accountability nas organizações sociais
Modelos e mecanismos de accountability

Sociedade, Inovação e Empreendedorismo

Docente Responsável: Sílvia Ferreira

Programa:

I Perspetivas e modelos de inovação social e de empreendedorismo social;

  • A emergência do conceito de empreendedorismo social
  • Empreendedorismo individual e empreendedorismo coletivo
  • As escolas e os modelos de empreendedorismo social

II Processos de inovação social: do diagnóstico dos problemas sociais à transformação social;

  • A agenda europeia da inovação social
  • Transformação social e inovação
  • Inovação social e políticas públicas
  • O ciclo da inovação social

III Contextos, debates conceptuais e práticas da economia social e solidária;

  • Contextos do terceiro sector e da economia social e solidária;
  • Os debates conceptuais do terceiro sector, economia social e economia solidária;
  • A economia social na hibridização com o Estado, o mercado e a sociedade
  • Resiliência transformadora e economia social e solidária

IV Abordagens e modelos das empresas sociais e os seus contextos e ecossistemas.

  • A emergência e os contextos das empresas sociais
  •  As escolas de empresa social
  • As dimensões das empresas sociais
  • Os modelos de empresa social

 

O tema das empresas sociais é também abordado na Pós-Graduação em Economia Social, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no âmbito do módulo “Empreendedorismo e Inovação na Economia Social e as Empresas Sociais”.