A Comissão Europeia comprometeu-se, no âmbito do Plano de Ação para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a “Adotar um plano de ação para a economia social no quarto trimestre de 2021 e explorar o potencial da economia social para criar empregos de qualidade e contribuir para um crescimento justo, sustentável e inclusivo.”
Este Plano de Ação para a Economia Social vinha a ser reclamado pelo sector, tendo a Social Economy Europe, a pedido do Intergrupo Economia Social do Parlamento Europeu, elaborado uma proposta de um Plano de Ação Europeu para a Economia Social (versão espanhola).
Assim, estão a ser dados passos para a concretização deste Plano de Ação Europeu, nomeadamente
- um staff briefing do Parlamento Europeu sobre Economia Social, What Future for the Social Economy?.
- uma opinião do Comité Económico e Social Europeu sobre O papel da economia social na criação de emprego e na aplicação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
- um parecer do o Comité das Regiões sobre o Plano de Ação para a Economia Social.
- a consulta pública de um Roadmap para a elaboração do Plano de Ação, até 26 de abril,
A Presidência Portuguesa do Concelho assumiu como uma das suas tarefas fazer avançar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e, como parte deste, o Plano de Ação para a Economia Social. Tal incluirá a realização da Conferência «O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais», no dia 29 de março.