Realiza-se no dia 21 de julho 2020 um encontro virtual de stakeholders do projeto TIMES.
O objetivo específico deste encontro é discutir os resultados intermédios do projeto com os stakeholders envolvidos nas diferentes atividades do projeto. Através de uma dinâmica participativa, procurar-se-á identificar e debater aspetos relevantes sobre o reconhecimento das empresas sociais em Portugal e o seu papel.
Os participantes convidados incluem atores dos debates nacionais nomeadamente, dirigentes de organizações federativas e outras organizações de apoio, decisores políticos, investigadores, consultores e financiadores dos campos da economia social, empreendedorismo social, economia solidária, inovação social, empresas sociais etc. e atores locais, como dirigentes e técnicos/as de empresas sociais, incluindo aquelas que analisámos nos estudos de caso do projeto.
Programa | |
14:00 – 14:10 | Sessão de boas vindas, descrição da agenda e apresentações: Sílvia Ferreira & Michela Giovannini (CES, UCoimbra) |
14:10 – 14:45 | Apresentações plenárias
1) Empresa Sociais na Europa: um update sobre as ações recentes das autoridades publicas – Rocío Nogales (EMES Network) 2) O projeto TIMES e os modelos de empresa social em Portugal– Michela Giovannini |
14:45-14:50 | Intervalo |
14:50 – 16.20
|
Discussão em grupo: Visão geral acerca dos resultados e desafios identificados pelo TIMES e apresentados por Silvia Ferreira, seguida de uma discussão de grupo relativa a dois temas específicos (45 minutos/ cada): |
1 – A melhoria do reconhecimento e do enquadramento legal das ES em Portugal
2 – A contribuição das ES para enfrentar os desafios sociais e societais |
|
16.20-16:25 | Intervalo |
16:25-17.15 | AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES COLETIVAS
As conclusões e as ideias principais das discussões anteriores serão brevemente sumariadas. Com base neste resumo, todos/as os/as participantes vão propor (numa roda dinâmica em que cada participante dispõe no máximo de 1 minuto para intervir) duas ações a tomar da parte dos poderes público e outras entidades nacionais, ou pelas próprias organizações. 1. Políticas dirigidas (às ES) 2. Oportunidade de financiamento 3. Reconhecimento público 4. Construção de redes 5. Investigação, educação e formação (a todos os níveis) A cada participante será previamente atribuído uma destas cinco áreas de forma a facilitar a dinâmica da roda de conversa. Os/As participantes serão ainda convidados/as a escrever as necessidades que identificam no chat da plataforma Zoom. |
17:15-17:30 | Conclusão e próximas etapas
– Adição de contribuições – Relatório final do encontro – Conferência de encerramento do projeto |
17:30 | Final do Encontro de Stakeholders |