Nesta secção identificamos os estudos nacionais ou internacionais, que abordam as empresas sociais em Portugal, de forma mais ou menos explícita. Não inclui todos os estudos efetuados sobre o mais vasto campo da economia social e solidária.

 

Social enterprise and their ecosystems in Europe (2019)

Projeto “Social enterprises and their ecosystems in Europe”, é um projeto de investigação comissionado pelo European Union Programme for Employment and Social Innovation “EaSI” (2014-2020) à EURICSE e EMES que atualiza um estudo iniciado anteriormente sobre as empresas sociais nos países Europeus, possuindo como resultados um relatório síntese e relatórios nacionais.

Os diferentes relatórios nacionais podem ser consultados aqui.

O Relatório português pode ser descarregado aqui (pdf).

O Relatório Síntese pode ser descarregado aqui.

 

SEFORIS – Social Entrepreneurship as a Force for more Inclusive and Innovative Societies

O projeto SEFORIS foi um projeto de investigação internacional multidisciplinar sobre empresas sociais, financiado pela Comissão Europeia. O SEFORIS pretende compreender melhor o papel que as empresas sociais desempenham na UE e noutros países, no desenvolvimento e na evolução no sentido de sociedades mais inclusivas e inovadoras.

 

EPP – Strengthening emergent professional profiles in the third sector, a way to foster innovative bridges to work and social inclusion of vulnerable groups (2016)

O projeto EPP (Fortalecer os perfis profissionais emergentes no terceiro setor–uma via para promover pontes inovadoras para o trabalho e inclusão social de grupos desfavorecidos) foi um projeto comparativo europeu no âmbito do Erasmus + baseado em 10 estudos de caso de empresas sociais de inserção pelo trabalho (WISE) em Portugal, Áustria, Bélgica, Itália e Reino Unido

Empreendedorismo Social em Portugal (2014)

O projeto “Empreendedorismo Social em Portugal: as políticas, as organizações e as práticas de educação/formação” foi um trabalho de investigação coordenado por Cristina Parente, docente do Instituto de Sociologia da FLUP (ISFLUP) e pretendeu analisar as estruturas e dinâmicas do empreendedorismo social nas organizações da economia social em Portugal.

 

A map of social enterprises and their eco-systems in Europe (2013…)

A Comissão Europeia lançou em 2013 uma iniciativa que pretendeu mapear a atividade das empresas sociais e seus ecossistemas em 29 países europeus (UE 28 e Suíça) usando uma definição operacional de empresa social e uma metodologia de pesquisa comum.

 

Boosting Social Enterprise Development – Good Practice Compendium

Em 2015, o Secretariado da OCDE lançou um convite através de seu site, a redes nacionais e internacionais, e ao Grupo de Especialistas em Empreendedorismo Social da Comissão Europeia, para reunir políticas, programas e iniciativas destinadas a apoiar empresas sociais. Um dos resultados deste desafio foi um Compêndio – Good Practice Compendium, que apresenta um conjunto rico de iniciativas destinadas a impulsionar o desenvolvimento de empresas sociais.

Study on Practices and Policies in the Social Enterprise Sector in Europe (2007)

Estudo europeu, coordenado por Eva Heckl, no Austrian Institute for SME Research e TSE Entre, Turku School of Economics, financiado pela Comissão Europeia (DG Enterprise & Industry) sobre boas práticas e políticas públicas com potencial para promover o desenvolvimento das empresas sociais.

O estudo foi levado a cabo em Portugal pela empresa de consultadoria e investigação Tecninvest.

Johns Hopkins Comparative Nonprofit Sector Project (CNP)

O Johns Hopkins Comparative Nonprofit Sector Project (CNP) pretendeu analisar a estrutura, o financiamento e o papel do setor não lucrativo numa perspetiva comparativa internacional. Pretendeu produzir o primeiro corpo sistemático de dados comparativos internacionais sobre organizações da sociedade civil, filantropia e voluntariado. Inclui mais de 45 países.

ELEXIES – L’entreprise sociale : lutte contre l’exclusion par l’insertion économique et sociale”(2001-2004)

Projeto coordenado pela ENSIE –  European Network of Social Integration Enterprises (ENSIE),CECOP – European
Confederation of Workers’ Co-operatives, Social Co-operatives and Participative Enterprises (CECOP) e EMES European Research Network, financiado pela Comissão Europeia (DG Employment and Social Affairs)

PERSE – Performance socio-économique des entreprises sociales d’insertion par le travail (2001-2004)

Estudo pioneiro dedicado às empresas sociais e integração pelo trabalho (WISE – work integration social enterprises, coordenado por Marthe Nyssens, (CERISIS, Catholic University of Louvain) e financiado pela Comissão Europeia  (DG Research)

  • Estudo Nacional: Perista, Heloísa, e Susana Nogueira. 2004. «Work Integration Social Enterprises in Portugal». Liège: EMES European Research Network Working Paper Series no. 04/06: 27.

The Emergence of Social Enterprise in Europe (1996-1999)

Estudo pioneiro sobre as empresas sociais, envolvendo 15 países, coordenado por Jacques Defourny, Centre d’Economie Sociale, University of Liege, numa parceria entre a Rede EMES e a CECOP (European Confederation of Workers’ Co-operatives, Social Co-operatives and Participative Enterprises), financiado pela Comissão Europeia.

O estudo em Portugal foi desenvolvido por Heloisa Perista (CESIS), que caracteriza as CERCI (Cooperativas para a Reabilitação de Pessoas com Deficiência) como exemplos de empresa social em Portugal.

  • Estudo Nacional: Heloisa Perista. 2001. «Co-operatives for rehabilitation of people with disabilities», in Borzaga, Carlo, e Jacques Defourny, The Emergence of Social Enterprise. London: Routledge.