A equipa do projeto é multidisciplinar, abrangendo a sociologia, o direito, a economia e a gestão e tem investigado nos campos do terceiro sector, economia social, cooperativismo, gestão e qualidade no terceiro sector, welfare mix, inovação empreendedorismo social, direito cooperativo, empresas sociais, inovação e desenvolvimento territorial.
Sílvia Ferreira (Investigadora Principal)
Sílvia Ferreira é doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU), é professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e é investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É cocoordenadora do programa de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. É membro da direção da EMES – International Research Network.
A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, o papel das organizações do terceiro sector na promoção da igualdade entre sexos, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária, empresas sociais, voluntariado e a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector. Participa atualmente em vários projetos sobre empresas sociais, economia social e solidária e inovação social, nomeadamente é coordenadora da COST Action EMPOWER-SE – Empowering the Next Generation of Social Enterprise Scholars.
Hugo Pinto (Co-Investigador Principal)
Economista, doutorado em Governação, Conhecimento e Inovação, da Universidade de Coimbra, Mestre em Economia Regional e Desenvolvimento Local e licenciado em Economia da Universidade do Algarve. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e Professor Auxiliar convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Os seus principais interesses de investigação são o desenvolvimento e resiliência regional, os sistemas de inovação, a transferência de conhecimento e o papel das universidades. Também interessado na discussão da Economia enquanto ciência e na turbulência económica. Coordenou e participou em vários projetos de investigação e de avaliação de políticas públicas, estando envolvido em várias iniciativas relacionadas com as estratégias de especialização inteligente. Coordenou e participou em vários projetos de I&D e de avaliação, ando envolvido em várias iniciativas relacionadas com a “especialização inteligente”.
A sua investigação recente inclui “Innovation in SMEs and Micro Firms” (Routledge, 2018) e “Resilience, Crisis and Innovation Dynamics” (Edward Elgar, 2018).
Patrícia Moura Sá (Investigadora)
Doutorada em Gestão pela Sheffield Hallam University, no Reino Unido, é professora associada com agregação da FEUC, sendo também investigadora no CICP – Centro de Investigação em Ciência Política, colaboradora do Centre for Business and Economics Research (CeBER) da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É atualmente subdiretora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são qualidade em serviços, qualidade na administração pública, qualidade e inovação e modelos de excelência e avaliação organizacional.
As suas publicações incluem diversos artigos em periódicos internacionais revistos por pares (International Journal of Quality and Service Sciences, Policy Studies, RPER, Technovation, The Services Industries Journal, The TQM Journal, Total Quality Management & Business Excellence, entre outros), bem como entradas de enciclopédia e capítulos de livros em editores como a Sage e Springer.
Maria Elisabete Ramos (Investigadora)
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra. Mestre e Doutora pela mesma Faculdade. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde leciona disciplinas jurídicas. Membro do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. Investigadora do Centre for Business and Economics Research (CeBER) da Universidade de Coimbra. As principais áreas de investigação são direito das sociedades, direito dos seguros, direito da concorrência. Tem alguns trabalhos dedicados ao direito cooperativo.
Teresa Maneca Lima (Investigadora)
Investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito. Doutorou-se em Direito, Justiça e Cidadania no século XXI, da Universidade de Coimbra. No âmbito da investigação desenvolvida no CES, participou em diversos projetos de investigação sobre temas como participação, relações laborais e acesso ao direito. Atualmente, é investigadora em pós-doutoramento com o projeto “Os acidentes de trabalho e o direito à reparação em Portugal: entre conceções sociais e entendimentos jurisprudenciais”.
Os seus atuais interesses de investigação centram-se nas áreas do acesso ao direito e à justiça, dos riscos profissionais e dos direitos humanos no trabalho.
Virgínia Ferreira (Investigadora)
Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra; Professora Associada (aposentada) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do CES. Recorrendo, sobretudo, a métodos de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, tem dado especial atenção à feminização das profissões, às transformações nos padrões de segregação sexual do emprego, em geral, e à evolução das políticas públicas de promoção da igualdade de mulheres e homens.
É membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres, diretora da revista semestral ex æquo. É membro da European Commission Expert Group on Gender and Employment. A sua obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em coletâneas nacionais e internacionais.
Michela Giovannini (Investigadora em pós-douramento, , 11/11/2019-31/5/2021)
Michela Giovannini é graduada em Ciências Políticas pela Universidade de Padua e doutora em Desenvolvimento Local pela Universidade de Trento (Italia). Foi Marie Sklodowska Curie fellow no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES, bem como do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da economia social e solidaria na America Latina, sobretudo em contextos indígenas e de exclusão social, e na Europa. O seu projecto de investigação individual Marie Sklodowska Curie AGORA pesquisa as relações entre movimentos sociais e organizações da economia solidaria na Espanha e no Portugal para investigar a dimensão política da economia solidaria.
Pedro Fidalgo (Investigador júnior, 01/12/2019 – 30/11/2021)
Pedro Fidalgo é investigador júnior do Centro de Estudos Sociais licenciado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2019) e mestrando em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento na FEUC. Foi distinguido como o melhor aluno da licenciatura em sociologia do ano letivo de 2018/2019 e vencedor do prémio FEUC Exemplar 1º ciclo no mesmo ano. Os seus interesses incluem estudos Queer, direitos e violências LGBTQIA+, política e relações internacionais, economia e empresas sociais.
Marthe Nyssens é professora Catedrática do Departamento de Economia da Universidade Católica de Louvain, Bélgica, onde preside ao centro de investigação ‘Centre de Recherches Interdisciplinaires Travail, Etat, Société (CIRTES) e é membro fundador da EMES – International Research Network. É doutorada em economia pela Universidade de Louvain e mestre em economia pela Universidade de Califórnia em San Diego. O seu trabalho científico foca abordagens conceptuais do terceiro sector, em países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento (Africa Ocidental e América Latina), as relações entre estas organizações e as políticas públicas. O seu trabalho recente foca a emergência de diferentes modelos de empresa social numa perspetiva comparativa internacional, assim como o papel das empresas sociais no âmbito da integração laboral e dos cuidados sociais. Para além de inúmeros artigos publicados em revistas cientificas e capítulos de livros, Marthe Nyssens publicou, em colaboração com outros autores, diversos livros sobre Empresas Sociais.
Joana Almeida (Investigadora em pós-douramento, , 1/7/2018-30/9/2019)
Joana Almeida é licenciada em Serviço Social, mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e doutorada em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo pela Universidade de Coimbra. Investigadora do CEIS20. Atualmente desenvolve investigação na área da educação no âmbito da Provedoria do Estudante da Universidade de Coimbra. Foi investigadora em pós-douramento no projeto TIMES.
Luara Maranhão (Investigadora júnior, 1/11/2018-30/9/2019)
Luara Maranhão é licenciada em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Colaborou no estudo de caso português do projeto Social enterprises and their ecosystems in Europe, coordenado em Portugal por Sílvia Ferreira, e internacionalmente pela EURICSE, e financiado pela Comissão Europeia.
Ricardo Oliveira Ferreira (Estágio de Verão – Maio-Julho 2019)
Ricardo Oliveira Ferreira fez um estágio de Verão da Universidade de Coimbra, enquanto estudante da Licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.